Documentário traz reflexões sobre ferramentas de inteligência capazes de levantar informações e fazer previsões a partir de informações públicas

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e da inteligência artificial, você sabia que existem aplicações que permitem a busca de uma vasta quantidade de informações públicas sobre pessoas, lugares e instituições? . Diante de tantas perguntas acerca dos usos possíveis e futuros dessas tecnologias, a Coalizão de Direitos na Rede (CDR) convida você para conhecer o documentário OSINT, lançado dia 19 de abril, no Youtube da CDR. 

O tema tem ganhado a atenção de pesquisadores e curiosos, isso porque, o uso dessas tecnologias é pouco debatido e gera diversos questionamentos. Questões como os limites dessa utilização, sua contribuição e problemas para a sociedade são reflexões que estão em construção. 

Mas o que é OSINT? Bem, vamos lá, do inglês “Open Souce Intelligence” ou, em português, Inteligência de Fontes Abertas, estas ferramentas são geralmente utilizada por órgãos de espionagem. Mas, atualmente, elas tem sido um método adotado não só por instituições governamentais, como também por jornalistas e pesquisadores para a coleta e de dados, possibilitando a varredura de informações em fontes abertas e públicas. 

Para mergulhar nesse universo, o curta-metragem vai expor os diversos aspectos de seu uso, indicando seus benefícios e riscos, além da necessidade de regulamentar o tema.
Então para não dar spoiler, vamos assistir? Esperamos vocês!

Ficha técnica
Classificação: Livre
Gênero: documental
Direção: Rafael Mellim
Sonoplastia: Cássio Kelm
Roteiro: Cássio Kelm

Print Friendly, PDF & Email