Regular para promover uma IA responsável e protetiva de direitos: alertas sobre retrocessos, ameaças e garantias de direitos no PL nº 2.338/23

Nota de posição de organizações da sociedade civil

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29 de novembro de 2024

A aprovação do Projeto de Lei nº 2338/23 (PL 2338/23) na Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial (CTIA) e no Plenário do Senado Federal é urgente. Mas retrocessos e novas ameaças ao texto podem tornar a lei inócua e limitada a poucos tipos de sistemas de IA. 

Foi apresentado na CTIA, no dia 28 de novembro, um novo relatório para o PL 2338/23, com a expectativa de que o projeto seja votado na Comissão no próximo dia 03 e no Plenário do Senado ainda em dezembro. Diante deste cenário, os signatários abaixo listados vêm pontuar que o texto do dia 28 é o mínimo necessário e, ainda, alertar para os riscos de retrocessos, ameaças e insuficiências no texto, indicando caminhos para seu aprimoramento. 

É essencial que os sistemas de inteligência artificial sejam regulados para promover uma IA responsável, que proteja direitos e mitigue riscos à sociedade e a grupos minorizados. O PL 2338/23 traz dispositivos muito importantes que nos colocam em diálogo internacional do ponto de vista regulatório e tecnológico, como o estabelecimento de uma regulação baseada em riscos (com hipóteses exemplificativas de risco excessivo e alto) e correspondentes obrigações e medidas de governança; a instituição de direitos a pessoas afetadas pela tecnologia; a garantia de compromisso de tolerância zero contra IAs que criem ou disseminem conteúdo de abuso e exploração sexual infantojuvenil; a responsabilização dos agentes da cadeia; e a criação de uma estrutura fiscalizatória. 

Todavia, os avanços podem ser seriamente comprometidos diante de recuos e ameaças ao texto. Entre os retrocessos, a última versão do relator Eduardo Gomes (PL-TO) abre exceções e flexibilizações à aplicação da Lei que podem fazer com que esta se torne inócua ou extremamente limitada, podendo ser aplicada apenas a um pequeno grupo de sistemas de IA. O novo relatório, em seu art. 1°, §1°, usa redações genéricas dos sistemas que não estariam sujeitos às obrigações da Lei, reduzindo significativamente o alcance das medidas listadas no projeto de lei. 

Outra involução estrutural no novo texto (art. 12) foi tornar opcionais e não mais obrigatórias as avaliações preliminares para atribuição do grau de risco antes de um sistema entrar no mercado ou ser disponibilizado como serviço. As medidas de governança de sistemas de alto risco também foram flexibilizadas, como a adoção de medidas de mitigação e prevenção de vieses discriminatórios somente quando o risco à discriminação decorrer da aplicação do sistema de IA. Medidas de governança precisam ser obrigatórias, de acordo com o grau de risco.

A versão de 28 de novembro também trouxe retrocessos significativos em relação à participação social, tanto nos processos de prestação de contas dos agentes de IA como nas avaliações de impacto (art. 25, §8º) e no próprio funcionamento do Sistema Nacional de Governança e Regulação de IA (SIA). Para garantir sistemas de IA responsáveis e protetivos de direitos, é essencial o escrutínio público dos regulados e dos reguladores, por meio de participação pública.

Um retrocesso grave também foi notado no artigo sobre proteção aos trabalhadores. Foram retirados quatro incisos que tratam de temas fundamentais. Especialmente, foram excluídas regras que garantiam a “supervisão humana em decisões automatizadas de punições disciplinares e dispensa” e coibiam a “demissão em massa ou substituição extensiva da força de trabalho”. As mudanças acabam com mecanismos fundamentais para proteger trabalhadores dos efeitos negativos da introdução de sistemas de IA.

Um ponto central mantido pelo relatório do Senador Eduardo Gomes, mas que vem sendo objeto de ameaças diante dos fortes questionamentos por parte de empresas de tecnologia, plataformas digitais e de associações da indústria, é a possibilidade de atualização dos sistemas de alto risco, atualmente prevista, acertadamente, em  hipóteses  exemplificativas (art. 14 e 15). Esta possibilidade é fundamental para que a lei não nasça desatualizada, considerando o dinamismo do setor de IA. A explosão da IA generativa em menos de dois anos é apenas um dos exemplos de como este setor evolui rapidamente. Se a lista de sistemas de alto risco for taxativa e restrita àquela elencada hoje no texto, a sociedade brasileira ficará refém de riscos postos por quaisquer novos sistemas de IA não contemplados ali. A legislação precisa ser viva.

Outra ameaça diz respeito às regras sobre sistemas de IA utilizados por plataformas digitais para curadoria, difusão, recomendação e distribuição de conteúdos. Atualmente, estes modelos algorítmicos estão classificados como de alto risco, justamente pelo reconhecido impacto que podem ter sobre o comportamento humano, sobre o debate público e para a democracia, o que é importante para que as plataformas sejam obrigadas a adotar medidas de governança mais rígidas, especialmente ligadas à transparência e mitigação de riscos de violação de direitos. O inciso XIII do art. 14 precisa ser mantido

Na mira do lobby empresarial estão também as regras para assegurar a proteção e compensação de titulares de direitos autorais cujos conteúdos são utilizados no treinamento de sistemas de IA. É fundamental manter os artigos que tratam dos conteúdos protegidos por direitos autorais e conexos, garantindo que os titulares desses direitos tenham conhecimento dos usos de suas obras para o treinamento de sistemas de inteligência artificial, por meio da transparência dos conteúdos utilizados, e também possam restringir este uso e tenham direito à expressa remuneração adequada por eventuais usos de suas obras. 

Ainda, há uma vontade de flexibilização do compromisso irrestrito contra IAs que facilitem a circulação e produção de material de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, atualmente consideradas como de risco excessivo (art. 13, inciso IV), buscando retroceder no texto e proibir, apenas, as ferramentas criadas com este propósito. A alteração significaria grande retrocesso, pois quaisquer ferramentas de geração de imagens por IA, para estarem disponíveis no mercado, devem contar com salvaguardas para impedir a produção de material abusivo por quaisquer usuários. 

Para que o Projeto de Lei 2338/23 garanta a proteção de direitos e o estímulo à uma inovação de IA responsável, as organizações signatárias desta nota defendem os seguintes pontos:

Manutenções necessáriasPontos de melhoria
Rol de alto risco e risco excessivo como exemplificativos com a definição de critérios e procedimentos de atualização (art. 15)Redução das exceções ao escopo de aplicação (art. 1º, §1º).
Rol de direitos (Capítulo II)Direito à revisão como aplicável a todo sistema de IA (art. 6º, III)
Sistemas de curadoria e recomendação de conteúdo no rol de alto risco (Art. 14, inciso XIII)Avaliação preliminar como obrigatória (art. 12)
Remuneração por uso de conteúdos protegidos por direitos autorais (Capítulo X, Seção IV)Desvinculação das alíneas do inciso I do art. 13 a um propósito (art. 13, I)
Medidas de governança obrigatórias (Capítulo IV)Definir contornos precisos quanto ao risco relevante à integridade das pessoas (art. 14, VIII) e em relação ao conjunto de dados que podem ser acessados para identificação de padrões e perfis comportamentais (art. 14, IX)
Garantia de participação social nas avaliações de impacto e no SIA (arts. 25, §8º) e de consulta pública prévia a normas infralegais (art. 49, versão anterior)
Aumento das garantias trabalhistas (art. 58)
Retomada dos direitos de informação prévia e de determinação e participação humana (art. 5º, incisos I e III).

Brasília, 29 de novembro de 2024

  1. ABI -Associação Brasileira de Imprensa
  2. ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicaçãora de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação de pesquisadores e Profissionais da Educação
  3. ABRA – Academia Brasileira de Arte
  4. Agenda Pública 
  5. Aláfia Lab
  6. Apro+Som
  7. Aqualtune Lab
  8. ARTIGO 19 Brasil e América do Sul
  9. Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
  10. ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES E ILUSTRADORES DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (AEILIJ)
  11. Associação de Jornalismo Digital (AJOR) 
  12. Associação Nacional de História – Regional RJ (ANPUH-Rio)
  13. Associação Mundial de Rádios Comunitárias AMARC Brasil
  14. Associação Mulheres na Comunicação (AMC)
  15. Business and Human Rights Resource Centre
  16. Campanha Nacional pelo Direito à Educação
  17. Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasil
  18. Centro de Estudos de Segurança e Cidadania – CESeC
  19. Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF)
  20. Centro de Pesquisa em Comunicação – ECA USP
  21. Clube da Voz
  22. Coalizão Direitos na Rede (CDR) 
  23. Coletivas de Cinema
  24. Coletivo Digital
  25. Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito
  26. Complexos – Advocacy de Favelas
  27. Compos – Associação Nacional dos Programas de Pos-graduação em Comunicação
  28. Conectas Direitos Humanos
  29. Creative Commons Brasil
  30. Data Privacy Brasil
  31. DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia
  32. Estratégia Latino-Americana de Inteligência Artificial ELA-IA
  33. FAOR Fórum da Amazônia Oriental 
  34. Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ
  35. Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)
  36. Garotas do Motion®
  37. GEDAR – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas
  38. Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade
  39. Idec – Instituto de Defesa de Consumidores
  40. INCT-Proprietas
  41. Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial
  42. Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD
  43. Instituto de Referência em Internet e Sociedade – IRIS
  44. Instituto Nupef
  45. Instituto Sumaúma
  46. Instituto Telecom  
  47. INTERARTIS Brasil
  48. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
  49. InternetLab
  50. Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
  51. IP.rec – Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife
  52. Jornal Vila Velha em Dia
  53. Laboratório de Políticas de Comunicação da UnB 
  54. Laboratório de Políticas Públicas e Internet – LAPIN
  55. LAVITS – Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade
  56. Motion Brabo
  57. Núcleo de Comunicação e Educação da USP
  58. Pão com Ovo-mídia ativista e Independente 
  59. Pause & Pense
  60. Rebrip (Rede Brasileira pela Integração dos Povos)
  61. Repórteres Sem Fronteiras (RSF)
  62. SATED SAO PAULO – MOVIMENTO DUBLAGEM VIVA – DUBLAR – ANTE – FRENTE PELA IA RESPONSAVEL
  63. Satedpr
  64. SINDIJOR/SE – Sind dos Jornalistas do Estado de Sergipe
  65. Sindijornalistas/ES – Sindicato dos Jornalistas no Estado do ES
  66. Sindipúblicos/ES – Sindicato Dos Trabalhadores E Servidores Públicos, Ativos E Aposentados Do Estado Do Espírito Santo
  67. Sleeping Giants Brasil 
  68. Transparência Eleitoral Brasil
  69. Transparência Brasil
  70. UEMG
  71. União Democrática dos Artistas Digitais (UNIDAD)
  1. Adilson Citelli – USP
  2. Adilson Vaz Cabral Filho
  3. Adriane Perin
  4. Alex Diniz Reis – Motion Brabo
  5. Alexandre Boava – Integrante do Núcleo de Tecnologia do MTST e do CNPD
  6. Alexandre Gomes Marcondes – Shuffle Audio
  7. Amanda Soares de Oliveira Pomar
  8. Ana Beatriz Cesar Ambrogi
  9. Ana Carolina Lima – Aqualtune Lab – Instituto de Estudos sobre Tecnologias e Direito
  10. Ana Carolina Mayer Gruhl – Dubladora
  11. Ana Carolina Sousa Dias – LAPIN
  12. Ana Clara Moscatwlli – Autônoms
  13. Ana Elvira Luciano Gebara -Edesp FGV
  14. Ana Maria Bonato Garcez Yasuda
  15. Ana Paula Miranda de Sousa – Garotas do Motion
  16. Ana Paula Ribeiro – Garotas do Motion
  17. Ana Regina Rêgo – Rede Nacional de Combate à Desinformação e Universidade Federal do Piauí -UFPI
  18. André Galego Boselli
  19. Andrea Viviana Taubman
  20. Andressa Santos de Oliveira – Jornalista – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  21. Angela Silva Couto
  22. Anne Caroline Lodi – Garotas do Motion
  23. Antoniela Bertoncini do Canto – Clube da voz
  24. Arthur Abrami – Mugshot Produtora de Som Ltda
  25. Augusto Godoy
  26. Barbara Ponte – Motion Designer
  27. Bianca Berti – Transparência Brasil
  28. Bianca Moretto Ribeiro – Garotas do Motion
  29. Beatriz Florencio – Estudante Unifesp
  30. Beatriz Rodrigues Caldas Falleiros – Artista
  31. Bruna Teixeira Porto
  32. Cacyone Gomes Lavareda – Pesquisadora, jornalista e advogada
  33. Caio Marcelo Rangel
  34. Camila Cristina da Silva
  35. Carla Brauninger – Alma 11 11 Audio
  36. Catarine Cândido Rocha
  37. Celia Maria Gouvea
  38. Clarissa Mendes Gonçalves – IP.rec
  39. Claudemir Edson Viana
  40. Claudia Miranda
  41. Cristianne Ly – Garotas do Motion®
  42. Dani Monteiro
  43. Daniel Seidi Kano
  44. Daniela Lima Seabra
  45. Daniella Monaco – Blood Audio
  46. Danielle de Noronha
  47. Daniele Emiliano – Garotas do Motion
  48. Dario Forghieri Santaella – Squad Produtora Musical Ltda
  49. Débora Chabes dos Santos – ECA / USP
  50. Denise Maria Cogo – pesquisadora
  51. Diogo Felipe Souza da Silva – Audiola
  52. Dirce Zan – Unicamp
  53. Douglas Dantas
  54. Edgard Piccoli- Clube da voz
  55. Edson Luiz Mazieiro
  56. Edson Prestes
  57. Eduardo Vicente – Universidade de São Paulo
  58. Elen Godoi
  59. Ellen Thianne de Jesus Arouca
  60. Élida Vaz
  61. Elisangela D Aragoni / PUNCH áudio
  62. Erica Prado de Resende – WOW
  63. Fabiana Dias da Cunha
  64. Fabiane Leite
  65. Fabio Cirello – Clube da voz
  66. Felipe Azevedo Alves – Universidade Federal Fluminense
  67. Felipe Batista da Silva Carvalho – Designer Gráfico
  68. Felipe Engel – Liquo Audio
  69. Francisco Brito Cruz
  70. Francisco Leite
  71. Francisco Nogueira de Carvalho
  72. Gabriela Gatti – Arquiteta
  73. Gabriella Ramos Collaço – Cena Hum
  74. Gabrielle Pires Schauerhuber
  75. Gabriel Zago da Rocha – Unifesp
  76. Guenia Lemos – SATED-PR
  77. Gustavo Madureira Cunha
  78. Helen Helene
  79. Helena Martins – Professora da UFC, editora da Revista Eptic, integrante do DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia
  80. Heloísa Esser dos Reis
  81. Henrique Parra
  82. Henrique Racz Lescura – Mr.Pink Music
  83. Hingrit Nitsche
  84. Hogla Cardozo Murai
  85. Ildeberto Muniz de Almeida – Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP
  86. Ingrid Lopes – Cabarét
  87. Irineu de Toledo – Clube da Voz
  88. Ismar de Oliveira Soares
  89. Isabela Damilano Vieira – FENAJ
  90. Izani Mustafá
  91. Jacqueline de S Cordeiro – Clube da Voz
  92. Jaime Pereira Lemes – Pesquisador e Jornalista
  93. Janaina Oliveira ReFem
  94. Jepherson Rodrigues
  95. Jessica Monteiro – Garotas do Motion
  96. joana varon
  97. José Carlos de Godoy – Apro+som
  98. José Luiz Miranda
  99. Jovane Luiz Gregorini – MRG áudio branding
  100. Juliana Picolo Gonzaga de Azevedo
  101. Julio Cesar Fernandez Tarrazo – Idec
  102. Laura Oliveira – Garotas do Motion
  103. Lauren Housego
  104. Leticia Kleim
  105. Ligia Chiappini Moraes Leite
  106. Locutor Fabio Cirello – Clube da Voz
  107. Luciana Menezes Carvalho
  108. Luciana Moherdaui
  109. Luciana Novelli de Oliveira – Pingado Audio
  110. Luiz Antônio de Melo – FUNDACENTRO
  111. Luiz Carlos Furtado – Podemos+ Rede de Cursinhos Populares
  112. Luiz Fernando Portela Júnior
  113. Luiz Guilherme Alves Marcílio – Coletivo de Motion Designer Motion Brabo
  114. Maitê Abad
  115. Maria Augusta Bodick – Mia Movie
  116. Maria Elide Bortoletto
  117. Mariana Carolina da Silva
  118. Marcelo Santos Dantas
  119. Marília Felisberto de Assunção – M Press Assessoria
  120. Marina Martins Novaes
  121. Marlete Carboni
  122. Marli Conzatti – Pré-Vestibular Popular Prof. Cajo Neis
  123. Melina Valente Inácio – Sated/PR
  124. Milena Cramar Lôndero
  125. Mylene Cyrino Basso – Aposentada
  126. Nadia Rebouças
  127. Otávio Gonçalves Almeida
  128. Pareta Calderasch – Sarau do Gheto
  129. Paula Menezes
  130. Paulo Corcione – Proprietário Lucha Libre Audio
  131. Paulo Marcelo do Vale Tavares
  132. Pedro PS Santiago
  133. Pedro Daniel Rodrigues de Freitas
  134. Preto – diretor de comunicação (CPERS Sindicato RS)
  135. Prof Dra Gabrielle Bezerra Sales Sarlet ( GDIA- PPGD PUC-RS ) 
  136. Quézia Pinheiro
  137. Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho
  138. Ramon Ferreira Alencar Correa Dbarssoles – IP.rec
  139. Raquel Lourdes Rizzo – Clube da Voz/ Sated Pr
  140. Raquel Pinheiro Cintra – ABCA
  141. Rayana Margon – Garotas do Motion®
  142. Régia Ruth Ramirez Guimarães – Tecnologista do CDTN/ CNEN
  143. Rejane Schutz Pinheiro
  144. Renan Borges Sousa
  145. Rhaiana Caminha – IP.rec
  146. Roberta Viegas
  147. Roberto Aureliano da Rocha – Artista de voz
  148. Roberto Soares Borges – Ator
  149. Robson Bastos da Silva – UNISANTA
  150. Rodrigo Faour – Alumo
  151. Roseli Figaro
  152. Sabrina Pereira de Souza – Ilustradora Freelance
  153. Samira Correia da Silva – Unifesp
  154. Sergio Amadeu da Silveira – Professor da UFABC
  155. Sérgio dos Santos Clemente Junior – Intercom
  156. Sergio Rosa
  157. Silvio Piesco de Oliveira
  158. Sivaldo Pereira da Silva – Universidade de Brasília (UnB)
  159. Sofia Hammoe
  160. Taís Oliveira
  161. Thais Yukari Suguiyama
  162. Tito Rosemberg
  163. Uirá Menezes de Azevêdo
  164. Valci Regina Mousquer Zuculoto
  165. Victor Drummond
  166. Vinícius Soares Xavier – Universidade do Estado de Minas Gerais
  167. Vitor Souza Lima Blotta
  168. Vitória Martins Daniel – Universidade do Estado de Minas Gerais
  169. Weysller Matuzinhos de Moura
  170. Xanna Couto D’aguiar – Apro+som