IA em foco: Conheça as produções das organizações da CDR sobre IA em 2023

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade em todo o mundo. Muito tem se discutido sobre sua importância e os cuidados no seu uso. As organizações filiadas à Coalizão Direitos na Rede têm se debruçado ao longo dos anos na incidência sobre o tema através de diálogos com os poderes legislativo e executivo, da produção de pesquisas, estudos, dados e propondo interlocução com a sociedade civil organizada. Dessa forma, a CDR por meio do Grupo de Trabalho IA tem contribuído para a construção de um arcabouço legal que garanta o uso da IA de forma segura e que atenda as demandas da população, considerando a realidade socioeconômica e étnico-racial do país.

Questões como a regulação da IA, transparência algorítmica, IA e justiça social, IA e desinformação, IA e eleições, moderação de conteúdo, reconhecimento facial, IA e violência de gênero, políticas públicas sobre antirracismo e IA e outros.  

Ao longo de 2023 as organizações da Coalizão Direitos na Rede (CDR) produziram diversos conteúdos sobre Inteligência Artificial (IA). As produções consistem em estudos, artigos, notas técnicas e outras, desenvolvendo análises em contexto nacional e internacional.  

Abaixo algumas contribuições sobre o tema:

  1. Transparência Brasil

Artigo “O Tratado de IA do Conselho da Europa: Perspectivas da Maioria Global”

  1. Data Privacy Brasil

Relatório “Temas Centrais na Regulação de IA: o local, regional e o global na busca da interoperabilidade regulatória”

  1. Laboratório de Políticas Públicas e Internet – LAPIN, Instituto IRIS e Ação Educativa

Lentes Antirracistas Sobre Regulação De Inteligência Artificial

4. Laboratório de Políticas Públicas e Internet – LAPIN

“Avaliação de Impacto Algorítmico para a Proteção dos Direitos Fundamentais” 

5.  IP.rec 

Nota Técnica “Revelando rostos, ocultando sujeitos: como a implementação do reconhecimento facial fere direitos garantidos na Constituição Federal”

Print Friendly, PDF & Email