#CriptoAgosto

A Coalizão Direitos na Rede elege o mês de agosto para promover a importância da criptografia

Edições da #CriptoAgosto

O que é a criptografia e porque ela é importante?

A criptografia é um recurso que protege a segurança das informações, fazendo uso de técnicas matemáticas para cifrá-las e decifrá-las. Essa técnica é fundamental para a segurança das nossas interações digitais. Ela ajuda a garantir a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade de nossos dados, permitindo que desfrutemos de uma internet confiável. Quando a informação é protegida com criptografia forte, ninguém além das partes envolvidas consegue acessá-la, nem mesmo o fornecedor do dispositivo ou do canal de comunicação.
Apesar de sua importância, todo esse cenário de segurança e confiabilidade que a criptografia cria está sendo ameaçado.
Cada vez mais iniciativas governamentais  buscam inserir falhas de segurança na tecnologia que utilizamos para tornar nossas informações acessíveis aos governos. Esse tipo de interferência na criptografia é muito grave, pois compromete os direitos e a segurança de toda a sociedade. 

A importância social e econômica da Criptografia

A Coalizão Direitos na Rede produziu este material educativo para instruir a sociedade e os formuladores de políticas a respeito da importância social e econômica da criptografia e alertar para os riscos relacionados ao seu enfraquecimento.
Convidamos parlamentares, assim como outros setores da sociedade, como empresas, juristas e a sociedade civil, a voltar sua atenção à reflexão e ao debate, tão necessário no cenário político atual.

Print Friendly, PDF & Email