Desligamentos e bloqueios de Internet são uma realidade complexa em diversos países do mundo, especialmente aqueles que vivem sob regimes autoritários e sofrem com a repressão. Não há indícios de nenhuma ocorrência desta natureza no Brasil, embora a sua instabilidade política e crescente discussão de medidas repressivas por todos os poderes favoreçam este tipo de medida, nos obrigando a permanecer em alerta.

Em nota pública, a Coalizão Direitos na Rede expõe as razões de seu estado permanente de alerta, pelo qual aderimos a campanha mundial “#KeepItOn”, que mapeia, denuncia e combate qualquer tipo de desligamento ou bloqueios de Internet.

A campanha define o desligamento de internet como:

“uma interrupção intencional da internet, de aplicativos móveis ou das comunicações eletrônicas, tornando-os inacessíveis ou efetivamente inutilizáveis para uma população específica ou dentro de uma localidade, muitas vezes para exercer um controle do fluxo de informações”.

Nossa solidariedade à todas as populações que vem sofrendo com esse grave ataque a seus direitos fundamentais de informação e comunicação. Brasil, estamos de olho!

Leia a Nota Pública na íntegra: http://direitosnarede.org.br/c/brasil-keep-it-on/

Print Friendly, PDF & Email