O documentário O Dilema das Redes é revelador sobre os bastidores das bigtechs, narrado por engenheiros, cientistas e investidores que ajudaram a criar as maiores empresas de tecnologia do mundo. Mas o filme carece de soluções estruturais para o modo de produção das plataformas, baseado na atenção e extração de dados pessoais dos usuários, a fim de vender publicidade. Um mercado que representa um ataque à democracia e às liberdades, e que deveria ser proibido, segundo Shoshana Zuboff, autora de A Era do Capitalismo de Vigilância. O Batalhas Digitais #9 discute esses problemas com o professor da Unicamp Rafael Evangelista, membro da Rede Latino Americana de Estudos sobre vigilância, tecnologia e sociedade (Lavits) e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); e com a jornalista Isadora Lira, doutoranda em sociologia na Universidade Federal da Paraíba, pesquisadora sobre modulação algorítmica, interação em rede e feminismos. Ela também é integrante do coletivo Intervozes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos cookies para fins de melhorar nossas funcionalidades e oferecer uma experiência mais adequada para os usuários do nosso site.
Funcional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.