Nós, da Coalizão Direitos na Rede, manifestamos nossa imensa solidariedade à população do Rio de Janeiro, diante da barbárie e atrocidade de uma operação policial durante o dia de ontem, que resultou na morte de mais de 130 pessoas, segundo informações da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. A ação mais letal da história do estado.
A CDR tem denunciado sistematicamente a adesão dos governos a políticas de vigilância que utilizam tecnologias e aprofundam o racismo enraizado na sociedade. Essas tecnologias têm fortalecido e ampliado massivamente um aparato de controle racista, perpetuando e aprofundando as desigualdades na sociedade.
Esta expansão da vigilância não tem traduzido a prometida redução da violência, e sim intensificado a discriminação e as desigualdades sociais. Nesse contexto, as plataformas digitais atuam como palco central, onde se amplificam campanhas de desinformação e discursos de ódio direcionados contra populações e grupos já vulnerabilizados.
Esperamos que a população do Rio de Janeiro, principalmente as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, nas periferias, não tenham que passar pelo horror e medo vividos ontem.
Nossos sentimentos a todos e todas que perderam seus entes queridos nessa chacina.
