Clarissa França é conselheira e representante da CDR no Conselho de Participação Social do Governo Federal

A Coalizão Direitos na Rede (CDR), rede de entidades que reúne mais de 50 organizações acadêmicas e da sociedade civil em defesa dos direitos digitais, agora integra o Conselho de Participação Social, um dos mais importantes espaços de diálogo e interlocução entre os movimentos sociais e o poder público. Presidido pelo Governo Federal, a instância reúne cerca de 68 representantes de movimentos e entidades e está sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência.

A representante é Clarissa Marques França, advogada, codiretora do Aqualtune Lab e com vasto trabalho reconhecido pela contribuição na luta em defesa dos direitos humanos, do direito à saúde e dos direitos digitais no Brasil, tomou posse como integrante do Plenário do Conselho de Participação Social.  Para ela, a oportunidade é de suma importância para ampliar o debate e contribuir no processo de elaboração e avaliação de políticas públicas no país. 

“Eu acho que é uma forma de romper com a lógica de direitos digitais que ainda está sendo discutida só numa bolha, e que ainda não alcançou  o espaço de debate na sociedade até  pela conjuntura e a piora de todos os índices de vida que tivemos, então,  as pessoas estão mais preocupadas com as questões de sobrevivência.  É uma oportunidade de ampliar esse debate, trazendo novos olhares, e a perspectiva de uma mulher negra que vem de um outro local, tanto existencial quanto local.”, avaliou.

A instalação do Conselho de Participação Social aconteceu durante a cerimônia de lançamento do Plano Plurianual Participativo, no I Fórum Interconselhos, em 19 de maio de 2023.

Print Friendly, PDF & Email