Entidades da sociedade civil querem o compromisso das plataformas digitais e recomendam medidas para as eleições 2022

Movimento “Democracia Pede Socorro” lançou o documento “O Papel das Plataformas Digitais na Proteção da Integridade Eleitoral em 2022” para auxiliar no combate à desinformação e ao discurso de ódio nas campanhas online

No dia 7 de julho, 96 organizações da sociedade civil brasileira lançaram o movimento “Democracia Pede Socorro” para cobrar o compromisso das principais plataformas digitais que atuam no país com a lisura do processo eleitoral de 2022.

A Coalizão Direitos na Rede (CDR) é uma das signatárias do documento “O Papel das Plataformas Digitais na Proteção da Integridade Eleitoral em 2022” , que apresenta dezenas de recomendações com destaque para o combate à desinformação e ao discurso de ódio nas campanhas online.

O documento foi enviado para o Facebook, Instagram e WhatsApp (Meta); Google e YouTube (Alphabet); Twitter, LinkedIn, TikTok, Kwai e Telegram.

“Somos muitas organizações comprometidas com a nossa democracia. Presenciamos um terror de ódio e desinformação nas eleições de 2018 e 2020. Não queremos o mesmo em 2022. Pedimos, hoje, socorro. O medo de um iminente golpe afeta a todos. Pedimos nesse documento um maior comprometimento das plataformas contra a desinformação e o ódio que assola o nosso processo democrático. Neste documento destacamos 4 pilares com diversas propostas que fortalecerão o nosso ambiente digital”, informa o site da campanha.

Confira a entrevista de Victor Durigan, integrante da CDR e coordenador de relações institucionais do Instituto Vero, ao Jornal da Cultura sobre o lançamento da campanha e a repercussão do documento.

Print Friendly, PDF & Email