Estadão | Facebook Papers expõe o Brasil sob ataque na plataforma

Documentos internos do Facebook obtidos pelo Estadão mostram como o País se tornou, nos últimos anos, um terreno fértil para discurso de ódio, desinformação e ataques à democracia na plataforma. É um cenário que vem sendo descrito há anos por especialistas, mas que agora aparece registrado nos arquivos da empresa em forma de pesquisas, frases de funcionários e depoimentos de usuários.

Para Bruna Santos, integrante da coalizão Direitos na Rede, a criptografia de ponta-a-ponta pode representar um obstáculo real para as pesquisas na plataforma. Ainda assim, ela ressalta que há meios para incluir estudos sobre o app, sobretudo no mercado brasileiro.

“É importante ter informações sobre isso porque o Brasil é um mercado de atenção. Processos políticos, como o que a gente viveu em 2018, com a disseminação de desinformação, discurso de ódio e conteúdo político no WhatsApp em si, tornam o app um grande espaço de troca de informações e de debate político. Isso torna o WhatsApp uma plataforma relevante e importante de ser analisada”, afirma Bruna.”

Leia a matéria completa

Print Friendly, PDF & Email