Campanha sobre a importância da criptografia movimenta redes sociais

Confira os conteúdos da Coalizão Direitos na Rede e tudo mais o que foi publicado por outras entidades e pessoas com a hashtag #CriptoAgosto no último mês

Em agosto, a Coalizão Direitos na Rede (CDR), articulação formada por mais de 40 entidades da sociedade civil e acadêmicas, agitou a campanha #CriptoAgosto nas redes sociais para mobilizar os usuários de internet sobre a importância do fortalecimento da criptografia nas comunicações digitais.

“Um dos motivos da campanha foi contrapor as iniciativas de quebra ou enfraquecimento da criptografia, que tem aparecido principalmente em projetos de lei, dando visibilidade não só à importância da criptografia, mas também descriminalizando o seu uso”, explica Janaína Spode, ativista da Casa de Cultura Digital Porto Alegre (organização integrante da CDR).

“A criptografia está presente em vários usos da nossa vida online, seja na saúde, no acesso aos bancos, às políticas públicas, etc. A campanha veio para reafirmar que a criptografia é uma das bases da segurança de uma vida online, ainda mais nesse contexto de pandemia em que estamos mais conectados do que nunca”, complementa.

Cartilha

Uma das ações da Coalizão Direitos na Rede foi o lançamento da cartilha “A importância social e econômica da criptografia”, produzida por André Ramiro e Mariana Canto (ambos do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife – IP.rec), com revisão de Gustavo Rodrigues (Instituto de Referência em Internet e Sociedade -Iris), sob supervisão do Grupo de Trabalho em Vigilância e Privacidade. As duas entidades mencionadas também integram a CDR.

Além de alertar para os riscos do enfraquecimento da criptografia, o objetivo do material educativo é instruir a sociedade e os formuladores de políticas a respeito desse conjunto de princípios e técnicas fundamentais para a privacidade e liberdade de expressão de cidadãos e coletivos, e para a segurança da própria economia digital.

O que você encontra na cartilha:

  • Explicação sobre como a criptografia funciona em que serviços a criptografia é utilizada.
  • Qual a importância econômica e social da criptografia.
  • O debate internacional em torno da criptografia.
  • Quais os riscos do enfraquecimento da criptografia.
  • Quais leis tratam da criptografia no Brasil.
  • Recomendações para formuladores de políticas sobre criptografia.

Baixe a cartilha

Podcast

A Coalizão Direitos na Rede também dedicou o episódio 8 do podcast Batalhas Digitais para discutir a criptografia. O jornalista Enio Lourenço recebeu Veridiana Alimonti, analista sênior de políticas para a América Latina da Electronic Frontier Foundation; e Paulo Rená, fundador do Instituto Beta: Internet & Democracia, para um debate que abordou aspectos como a criptografia de ponta a ponta, chaves de acesso excepcionais, CryptoWars, entre outros.

Apesar de órgãos multilaterais reconhecerem a importância de uma criptografia forte e do direito ao anonimato, fundamentais para a liberdade de expressão, governos de todos os matizes ideológicos invariavelmente criam projetos de lei para enfraquecê-la com backdoors ou chaves de acesso para situações excepcionais. E se a exceção se torna regra, como ficamos?“, diz a sinopse do episódio.

Batalhas Digitais #8 – Criptografia

Escute no Spotify ou Deezer.

Lives
A Coalizão Direitos na Rede ainda realizou duas lives para fomentar a #CriptoAgosto. A primeira lançou e debateu a cartilha “A importância social e econômica da criptografia”, que contou com a participação dos autores André Ramiro e Mariana Canto (IP.rec), do revisor Gustavo Rodrigues (Iris), com a mediação de Janaína Spode (CCDPoa).

Live de lançamento da cartilha “A importância social e econômica da criptografia”

E na efervescência da tramitação do Projeto de Lei 2630/20 (o PL das Fake News), a CDR organizou o webinar “Rastreamento em apps de mensagem no #PLFakeNews”. Com facilitação de Joana Varon (Coding Rights), o encontro teve a participação de Pablo Bello (WhatsApp), Nathalia Sautchuk (Senac), Raquel Saraiva (IP.Rec), Gustavo Gus (CryptoRave e Tor Project), Neide Oliveira e George Lodder (Ministério Público Federal).

Live “Rastreamento em apps de mensagem no #PLFakeNews”

Mapeamento

Confira abaixo o mapeamento das publicações de entidades e pessoas que aderiram à campanha #CriptoAgosto

CONTEÚDO
Centro de Estudos Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br)

Tuítes com dicas de segurança digital

Derechos Digitales  

Que se muerdan la lengua: los discursos implícitos en las narrativas gubernamentales contra el cifrado   

El futuro cifrado se juega en Brasil

Vídeo: Juguemos a Cifrar


Internet Society

Conteúdos da Internet Society sobre criptografia 

Policy Brief  


IP.rec

Observatório da Criptografia

Casa Hacker

Hackblog

Gus – Tor Project

Fio no Twitter 

Coletivo Encripta

#CriptoGoma traz uma discussão prática sobre criptografia, tratando sobre criptografias de volume cheio e volume adaptativo, e suas diferenças

LIVES/EVENTOS

Lapin

Webinário: Privacidade não-hackeada: como a criptografia protege seus dados


ISOC Brasil

Webinário sobre Criptografia

Internet das Pessoas
Live “Criptografia e Ciberfeminismo”

Casa Hacker
Lives sobre Criptografia  

CCDPoa
Live: Criptografia é coisa de hacker? 

IRIS
Café & Chat ao vivo discute “Por que você precisa de criptografia” 

IP.rec
“O mosaico legislativo da criptografia no Brasil: uma análise de projetos de lei”

PODCAST
– AlphaBetaKriptografia – #001 – O que é Criptografia?

INSTAGRAM
ITS RIO
Mulheres na G.I.
IP.rec Pixels 3
Bot Jurídico
CodingRights
Inclusión Digital

Internet das Pessoas

*Se você ou sua entidade tiver um conteúdo publicado com a hashtag #CriptoAgoso e quiser entrar nesse mapeamento, envie para nós através das redes sociais da Coalizão Direitos na Rede.

Print Friendly, PDF & Email