Conheça o livro -gratuito – e a página de Facebook que buscam promover a alfabetização midiática.
NA HORA DE LER E COMPARTILHAR NOTÍCIAS…
“Desconfie das informações que confirmam sua visão de mundo. Essa é a recomendação mais importante e a mais difícil de seguir”
Assim começa o livro “Sobrevivendo nas redes — Guia do Cidadão”, disponibilizado gratuitamente pelo projeto Plataforma Democrática em parceria com o InternetLab — integrante da Coalizão Direitos na Rede.
Trata-se de uma iniciativa para orientar internautas aflitos com a quantidade de desinformação, protestos ou notícias suspeitas que têm circulado nas redes sociais nesses tempos de crise política e democracia em cheque.
Por esta razão, se tornou também uma página na comunidade do Facebook espalhando memes acompanhados de dicas bastante pertinentes para cidadãos lidarem com o caos (des)informacional.
A iniciativa se enquadra na categoria de alfabetização midiática, recomendada por esta Coalizão, pela ONU e inúmeros outros especialistas em direito à comunicação e mídias digitais, como um dentre outros dos recursos fundamentais para o combate à desinformação e mais eficazes do que a criação de leis que criminalizem o compartilhamento de informações falsas ou imprecisas por internautas, ou que promovam a censura instantânea de conteúdos por meio de mera denúncia ou suspeição.
O material é muito útil também para educadores! Conhece internautas precisando de uma mão para navegar nas redes? Compartilhe!