Ciclo “Tecnopolíticas para o Fim do Mundo (tal qual o conhecemos)”
Inscrições abertas para o II Seminário “Tecnopolíticas de subjetivação: o dividual e o transindividual na guerra das plataformas” com Pablo Esteban Rodríguez.
Dia 30 de agosto, sexta-feira, das 16:00 às 18:00hs.
O laboratório de Experimentações Tecnopolíticas, criado a partir do GT do mesmo nome da Coalizão Direitos na Rede, segue suas atividades em 2024 com um ciclo de formação e formulação coletiva. O ciclo será composto por uma série de quatro conversas (online) centrada no mote “Tecnopolíticas para o Fim do Mundo (tal qual o conhecemos)”.
“Tecnopolíticas de subjetivação: o dividual e o transindividual na guerra das plataformas”
>> Pablo Esteban Rodríguez (Buenos Aires, 1972), es Licenciado en Ciencias de la Comunicación, Doctor en Ciencias Sociales y docente de la Facultad de Ciencias Sociales, todo ello en la Universidad de Buenos Aires, e Investigador Adjunto de Conicet (Argentina). Master en Comunicación, Tecnologías y Poder de la Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Es autor de los libros Historia de la información (Capital Intelectual, 2012) y de Las palabras en las cosas. Saber, poder y subjetivación entre algoritmos y biomoléculas (Cactus, 2019). Es coeditor de los libros Amar a las máquinas. Cultura y técnica en Gilbert Simondon (Prometeo, 2015) y La salud inalcanzable. Biopolítica molecular y medicalización de la vida cotidiana (Eudeba, 2017).
A primeira conversa aconteceu no dia 2/8, às 16h, no Zoom, com Paola Ricaurte, pesquisadora do Departamento de Mídia e Cultura Digital do Tecnológico de Monterrey, professora associada do Berkman Klein Center for Internet & Society (Universidade de Harvard) e cofundadora da Tierra Común, uma rede de acadêmicos, profissionais e ativistas interessados em decolonialidade e dados. A conversa, chamada “Horizontes tecnopolíticos: ontoepistemologias para reproducir a vida”, trará questões que Paola tem se debatido hoje, como feminismos latino-americano, extrativismos, colonialismo, modos de existência e práticas de conhecimento.
O ciclo é aberto aos integrantes dos GTs da CDR e convidades, até o limite de 20 pessoas.
Inscrições até dia 29/08, preferenciais para quem puder participar de todo o ciclo neste LINK. O encontro será gravado e disponibilizado publicamente algumas semanas depois.
A atividade terá a moderação de Leonardo Foletto, Henrique Parra, Alana Moraes e Pedro Ekman, coordenadores do GT.