2° Encontro da CDR de Saúde Digital

Interoquê?! Interoperabilidade, da tecnologia à política

Chegou o nosso 2º encontro sobre saúde digital! 

Em 2024, a Coalizão Direitos na Rede e organizações parceiras lançaram a Carta Aberta: Uma Agenda para a Saúde Digital, um documento resultante de diversos olhares e contribuições, com o objetivo de pensar a saúde digital a partir das lutas que forjaram o Sistema Único de Saúde (SUS), fomentando uma agenda comum de atuações. 

Essa nova edição é uma oportunidade para tratarmos do tema da interoperabilidade, que vem sendo cada vez mais referenciado no contexto da incorporação das tecnologias digitais nas políticas públicas – em particular, vem aproximando as políticas de saúde digital daquelas de governo digital. Aliás, sobre isso, você chegou a acompanhar a edição do decreto conjunto entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos?! 

Pensando nas implicações decorrentes desse contexto, dois estudos complementares serão lançados: um que trata do aspecto tecnológico da interoperabilidade, explicando o tecniquês, e outro que destaca as disputas políticas envolvidas em sua implementação no Brasil. 

Vamos entender melhor a capacidade de dois ou mais sistemas ou componentes trocarem informações e também usarem as informações trocadas, o panorama científico dessa tecnologia, sua aplicação no Brasil por meio da RNDS, as evidências sobre seus potenciais benefícios e, principalmente, as questões em aberto. Buscaremos desdobrar reflexões sobre os desafios contemporâneos que atravessam os sistemas de saúde na incorporação de tecnologias da informação e comunicação e as dimensões complementares, na tentativa de compreender os contextos institucionais, regulatórios e sociais que moldam a implementação da interoperabilidade no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Se você acha que esse assunto é complicado demais ou não tem nem certeza do que significa, não perca a oportunidade: no dia 3 de dezembro de 2025 vamos conversar sobre isso e sobre uma série de questões que atravessam tanto a saúde digital quanto o SUS.

PROGRAMAÇÃO:

>> 9h00: Café de boas-vindas e mesa de abertura:
– Isabel Coronel – AqualtuneLab
– Marina Fernandes – IDEC
– Vereadora Luana Alves (participação online)

>> 10h: Apresentação das Pesquisas sobre interoperabilidade:
– Apresentação: Pesquisadores Bruno Penteado, Joyce Maldonado e Raquel Rachid
– Comentários: Silvia Tommasini (CDHS, APSZO, Fórum Popular de Saúde- SP), Carla Straub (Cebes), Letícia Vitória (Wikifavelas)

>> 14h às 16h: Plenária com debates e sistematização de moções
– Convidamos as pessoas presentes para debates e apresentação de proposições a serem encaminhadas ao final do evento como seu resultado.

Transmissão ao vivo:

Sem mais, convidamos vocês a participar desse importante debate com a gente. Para participar do evento, se inscreva no formulário abaixo e em breve você receberá a programação completa por email e/ou whatsapp.

Inscrições: