EDITAL INTERNO 57/2025

Contratação de coordenação de campanha para ativação, mobilização e incidência em torno da agenda do banimento do reconhecimento facial

Lançamento: 26/02/2025

1) Objetivo: A campanha #TireMeuRostoDaSuaMira abre, através deste edital externo, um processo de contratação de fornecedor de serviço de coordenação de campanha para atender às necessidades em torno da agenda do banimento do reconhecimento facial na segurança pública no Brasil.

2) Atividades previstas: A principal atribuição da coordenação será articular, coordenar e acompanhar a campanha #TireMeuRostoDaSuaMira, envolvendo comunicação, ativação/mobilização e incidência, compreendendo os seguintes produtos:

  • Comunicação:
    • Enquanto houver coordenação de comunicação, articular a atuação da campanha junto ao coordenador de comunicação e subsidiar seu trabalho na produção de materiais de comunicação. Na ausência, manter as redes da campanha ativas.
    • Mapear e articular ações conjuntas de comunicação com iniciativas parceiras nacionais e internacionais;
    • Alimentar o site da campanha;
    • Subsidiar a assessoria de imprensa com informações sobre o andamento da campanha;
    • Criar relatos quinzenais sobre o andamento da campanha para serem enviados aos parceiros;
  • Ativação da campanha:
    • Elaborar propostas e participar de atividades de mobilização de pautas relativas à campanha em discussão com a Comissão;
    • Elaborar uma proposta de material informativo sobre a campanha, que possa ser distribuído nas redes;
    • Realizar levantamento sobre eventos ligados à pauta nos quais as organizações e indivíduos envolvidos na campanha possam participar e divulgar a iniciativa;
    • Coordenar e articular as atividades de incidência  de parcerias em andamento;
  • Incidência:
    • Ativa: mapear e estabelecer contato com atores da sociedade civil que possam participar da campanha ou, de outro modo, fortalecer agenda;
    • Realização de reuniões de articulação com os principais atores sociais que atuam no campo da privacidade, proteção de dados e outras pautas afins à Campanha (identificadas em diálogo com a Comissão), com o objetivo principal de multiplicar os efeitos da campanha e angariar apoiadores;
    • Reativa: Coordenar e colaborar com ações de incidência conforme oportunidades de conjuntura política identificadas com o apoio da Comissão. 
  • Elaboração de projetos:
    • Redação de propostas para editais nacionais e internacionais, alinhando objetivos da campanha de ampliar a sua atuação;
    • Gestão e execução do projeto, monitorando o cumprimento de prazos e metas e a supervisão da execução financeira e operacional das atividades;
    • Organização de documentos e evidências para prestação de contas, elaboração de relatórios técnicos e financeiros, comunicação contínua com financiadores e parceiros para garantir transparência;

Após a confirmação da aprovação do edital e assinatura do contrato, será definido um PLANO DE TRABALHO MENSAL com as atividades acima listadas. O Plano de Trabalho será o documento de referência para as entregas dos produtos por parte da CONTRATADA e para os pagamentos por parte da CONTRATANTE.

3) Perfil desejado:

  • Histórico de participação na Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira;
  • Conhecimento da agenda de privacidade e direitos digitais;
  • Experiência de pelo menos dois anos em criação, gerenciamento e ativação de campanhas de engajamento;
  • Experiência com atividade de captação, incluindo elaboração de projetos e contato com financiadores; 
  • Experiência com articulação da sociedade civil;
  • Boa capacidade de redação de documentos;
  • Capacidade de trabalhar em equipe e com diversidade de perfis, incluindo na modalidade remota.
  • Desejável experiência na área de Comunicação;
  • Fluência em inglês e espanhol é desejável.

4) Modalidade de contratação:

Pessoa Jurídica ou MEI. Pagamentos serão efetuados via apresentação de Nota Fiscal, através de depósito em conta bancária associada à entidade ou pessoa jurídica emissora da Nota Fiscal, ou ao CPF do contratado, em caso de MEI.

5) Tempo de dedicação: 

O tempo de duração do contrato é de 09 meses, podendo ser prorrogado a partir do desenvolvimento dos produtos ou conjuntura política para a mobilização e incidência da campanha, com dedicação de 20 horas semanais para as atividades da campanha.

  • Os pagamentos mensais serão realizados após a entrega e aprovação do relatório de atividades que deve descrever a realização das atividades previstas no Plano de Trabalho do respectivo mês. 

6) Valor:

R$ 45.000,00 a serem pagos em 9 parcelas mensais (de abril a dezembro de 2025).

7) Orientações para apresentação de propostas:

As pessoas interessadas devem se manifestar até às 23h59 do dia 09/03/2025, preenchendo o formulário abaixo.

8) Critérios de seleção:

  1. Qualidade do currículo apresentado;
  2. Histórico de trabalhos já realizados;
  3. Histórico de participação na campanha;
  4. Experiência com o tema;
  5. Carta de motivação;
  6. Experiência em desenvolvimento de materiais para organizações da sociedade civil (Terceiro Setor);
  7. Serão adotadas políticas afirmativas na seleção, contexto no qual serão pontuados – mediante autodeclaração no formulário abaixo – candidates que indicarem, em sua candidatura, serem mulheres, negres, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoa com deficiência e/ou pessoa vivendo com HIV/AIDS. Tais informações estarão acessíveis aos membros da comissão responsável pelo processo seletivo. 

OBS: É IMPRESCINDÍVEL A AUTODECLARAÇÃO EXPLÍCITA PARA QUE SE CONSIDERE NA AVALIAÇÃO

9) Observações finais:

a) O resultado será divulgado nas semanas seguintes do encerramento das inscrições, após a avaliação das candidaturas por um grupo formado entre integrantes da Comissão da Campanha;
b) O início dos trabalhos será imediato após a comunicação do resultado  do certame;
c) A consultoria será supervisionada pela Comissão da campanha que está à frente da iniciativa. Reuniões de trabalho serão periódicas e coordenadas por este grupo;
d) Os resultados da prestação de serviço deverão ser tratados com sigilo. O/a profissional responsável pela prestação se compromete a não circular, para qualquer fim,  as informações relacionadas ao trabalho em outros espaços que não sejam do âmbito do trabalho proposto.

IMPORTANTE: Qualquer comunicação, dúvidas ou esclarecimentos devem ser feitos via o email editais@direitosnarede.org.br . Informações sobre o edital recebidas em qualquer outro email @direitosnarede.org.br serão desconsiderados.