Coalizão Direitos na Rede (CDR) participa do NETmundial +10!

Nos dias 29 e 30 de abril, aconteceu o NETmundial +10, evento multissetorial global organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (http://CGI.br ), que tem como intuito dialogar sobre os desafios da construção de uma governança do mundo digital e a construção de uma agenda comum e estruturada de questões prioritárias para a comunidade global.

 Com mais de 400 participantes, de mais de 60 países, o Netmundial+10 retoma a relevância da governança multissetorial da internet 10 anos depois de sua 1ª edição. A Coalizão esteve e estará presente em diversos espaços de discussão, onde contou com a representação de Camila Leite (IDEC) na abertura da mesa. Em sua fala, ela destacou a importância dos espaços multissetoriais e da transparência na construção e nos resultados das discussões sobre governança na internet, adicionando uma crítica sobre a assimetria de poder existente entre diferentes setores e a necessidade de se garantir mecanismos de participação efetiva da sociedade civil para solucionar desafios antigos e também novos do mundo digital.   

“Temos desafios que permanecem e se aprofundam: uma internet cada vez mais concentrada, plataformas cada vez mais concentradas, sem a universalização de uma conectividade significativa, com muitas pessoas ainda excluídas, direta ou indiretamente. Ainda, uma internet e plataformas digitais com muitos desafios, como a inteligência artificial, e que dependemos cada vez mais, mas que também molda mercados, democracias, e afeta a nossa liberdade de expressão e os direitos humanos”, afirmou.

Ela ainda ressalta que para uma governança da internet frutífera, é preciso que haja processos abertos e inclusivos, não só na forma, mas na prática.

Bruna Santos (Digital Action e do Comitê Executivo do NetMundial+10), também integrante da Coalizão Direitos na Rede, coordenou a segunda sessão da mesa sobre “Desafios globais para a governança do mundo digital”, e fez um importante questionamento as/os participantes no que tange as barreiras e discrepância entre os setores que constroem caminhos de governança na internet em instância global. “Os processos multissetoriais são definidos como discussões entre as partes interessadas, buscando resultados baseados em consenso. Pergunto o que seria igualdade nas condições de participação na perspectiva dos setores, e como vocês tomam decisões com base nesse princípio?”

Para ver o que rolou, acesse:  https://youtube.com/playlist?list=PLs9w0Ind_V-OgufpULcZYt-JqOccawwet