29 anos. E agora, WWW?

Nesta segunda feira (12), se completaram 29 anos do surgimento da World Wide Web (WWW). Essa é a tecnologia que nos permite “navegar” na Internet da maneira que a conhecemos hoje, “clicando” na informação que desejamos acessar, seja ela uma imagem, um vídeo, uma transação bancária, comercial ou mesmo, um outro texto.

Entretanto, para o criador dessa tecnologia, Tim Berners Lee, não há nada a se comemorar. Em carta aberta, Tim pontuou as questões do presente que teremos que enfrentar para a internet do futuro. Ele aponta dois desafios principais: “Como conectar quem não está conectado?” e, “Temos certeza de que o resto do mundo quer ligar-se à web que temos hoje?”

Nós, da Coalizão Direitos na Rede, temos as mesmas preocupações e viemos travando muitas batalhas sobre estas questões. Desde o nosso surgimento, há 2 anos:

··· Fomos contra o PLC 79 (O #PLdasTeles), que, só de partida, retiraria qualquer obrigação prática das operadoras de telefonia de expandir a rede para outros cantos do país.

··· Lutamos também contra a implementação de Franquias de Dados no país, que limitariam a internet fixa por pacotes, da mesma forma que é feito na telefonia móvel.

··· Combatemos o discurso político das “fake news”, apontando não para um problema novo nem simples, mas sim impulsionado pela concentração dos meios de comunicação (tanto analógicos quanto digitais) e que pode resultar em controle e censura da rede.

··· Temos nos organizado para defender a proteção de nossos dados na web.

Leia na íntegra a carta e acompanhe nossos canais e nossas lutas por uma internet do futuro BEM melhor!

A carta circulou pelo jornal britânico The Guardian: https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/mar/12/tim-berners-lee-web-weapon-regulation-open-letter

E encontra-se em português no site da Fundação World Wide Web: https://webfoundation.org/2018/03/web-birthday-29/

Print Friendly, PDF & Email